segunda-feira, 6 de maio de 2024

Copa do Mundo de 2030 pode ter até 18 estádios e final no Marrocos, diz dirigente

Presidente da Federação Marroquina afirma que país africano quer decisão em estádio novo em Casablanca. E aponta que projeto é que jogos na América do Sul sejam uma semana antes do restante

Publicado em
porVGSTV

O presidente da Federação Marroquina de Futebol (FMRF) afirmou nesta quinta-feira que o país africano deseja ser palco da final da Copa do Mundo de 2030. Depois de a Fifa anunciar que o Marrocos será uma das três sedes do Mundial do Centenário, junto a Espanha e Portugal, Faouzi Kekjaa indicou que o projeto é que um novo estádio em Casablanca se o palco do principal jogo.

– Esperamos viver uma final extraordinária que homenageie todo o continente e as gerações jovens num estádio em Casablanca, que será extraordinário e maravilhoso – disse o dirigente à rádio “Mars”.

O presidente da federação revelou que a Fifa deseja que as três sedes somem entre 14 e 18 estádios disponíveis para a Copa do Mundo – que terá 48 seleções participantes, assim como em 2026. Na candidatura, Marrocos apresentou seis sedes: Agadir, Marrakesh, Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.

Os locais que vamos apresentar não só terão os requisitos da Fifa, mas também gozarão de diversidade cultural e riqueza geográfica – prometeu Kekjaa.

O presidente da federação marroquina ainda afirmou que os jogos que serão realizados na América do Sul, em Uruguai, Argentina e Paraguai, devem ocorrer cerca de uma semana antes do restante das partidas, segundo a agência “Efe”.

Na última quarta-feira, a Fifa anunciou que Portugal, Espanha e Marrocos serão as sedes da Copa do Mundo de 2030, depois de apenas a candidatura europeia-africana ter sido oficializada junto ao Conselho da entidade. Haverá, entretanto, jogos realizados na América do Sul, em Uruguai, Argentina e Paraguai, que pretendiam oficializar uma candidatura junto ao Chile como sedes – uma forma de homenagear o centenário do primeiro mundial, em 1930.