quinta-feira, 16 de maio de 2024

Fortaleza goleia na Sul-Americana e garante confiança para Clássico-Rei

Pochettino saiu do banco de reservas para aumentar a vantagem do Leão na partida e foi o cara do jogo

Publicado em
porVGSTV

Fortaleza balançou as redes quatro vezes na estreia na Sul-Americana em 2023. O time celebrou uma goleada por 4 a 0 em cima do Palestino na Arena Castelão, em um duelo de muitas chances criadas (e perdidas), especialmente no primeiro tempo, e de grande atuação de Tomás Pochettino.

O jogador entrou em campo na segunda etapa e trouxe refino nas finalizações – que o time estava precisando para encerrar a noite com placar condizente ao que foi entregue.

Gol de Galhardo

Disputando duas competições importantes para o clube e de olho nas finais do Cearense, Vojvoda optou por modificar a equipe novamente. Foram seis mudanças para o jogo em relação ao time que entrou em campo no Clássico-Rei do fim de semana. Apenas Fernando Miguel, Brítez, Caio Alexandre, Titi e Thiago Galhardo permaneceram.

O time entrou em campo com alta intensidade e logo no primeiro minuto chegou ao ataque com Pikachu. Não demorou também para abrir o placar com Thiago Galhardo. Apostando em ataques principalmente pelo lado esquerdo, o Leão arriscou também com Calebe e Guilherme, mas, após o gol, deixou muitas chances escaparem.

Ao fim da primeira etapa tinham sido 14 finalizações do Tricolor, contra nenhuma do time chileno. O time tinha espaços para explorar e velocidade para chegar na área, mas faltava assertividade nas finalizações.

Goleou!

Apesar de ter menos posse de bola, o time era mais objetivo. Mesmo quando baixou o ritmo, ainda dominou na criação. Mas se no primeiro tempo o time chileno não deu um chute ao gol, o segundo tempo teve outra história.

Vendo a dificuldade do Leão em ampliar a vantagem, o Palestino buscou jogar no erro do adversário e cresceu na partida. Até metade do segundo tempo, a equipe fazia mais pressão na área do que o Tricolor. Fernando Miguel trabalhou muito mais, e Brítez chegou a salvar bola na linha do gol. Vojvoda fez então movimentações importantes para a evolução do Fortaleza na partida.

Novo fôlego ao ataque

Vojvoda buscou renovar o ataque com Lucero e Moisés, tirando Galhardo e Guilherme aos 14 minutos. Isso ajudou a equipe a ter novo fôlego, mas a principal mudança veio com a entrada de Pochettino aos 28, na vaga de Calebe.

O jogador chegou com o elemento a mais que a equipe precisava. No primeiro lance com a bola, aproveitou sobra e encheu o gol adversário. Também fez boa jogada e deu assistência para o gol de Lucero, antes de deixar o segundo dele nos acréscimos.

Pochettino tem sido uma peça importante taticamente na equipe de Vojvoda. No Clássico-Rei fez bom papel defensivo. Contra o Palestino, saiu do banco de reservas para tornar o placar espelho do que se via em campo. O time merecia sair com a goleada pelo que foi apresentado.

Conta do Leão

Fortaleza teve espaços para atacar, contra-atacar e soube aproveitar. O time de Vojvoda deu passo importante na Sul-Americana com uma vitória logo na estreia e confirmou que o Leão entra na competição para brigar por algo a mais.

Pesa contra a atuação o número de chances perdidas, especialmente no primeiro tempo. No fim, foram 23 finalizações, contra nove do adversário. O time poderia ter se complicado pelo que foi criado pelo Palestino no segundo tempo e por não ter matado o jogo cedo.

Por outro lado, pesa a favor a força do banco do técnico argentino. Mesmo promovendo muitas modificações, o time respondeu bem e, quando foi necessário, Vojvoda contou com bons elementos para agregar ao jogo.

Escrevendo história

O resultado dá confiança para a decisão de sábado. O Fortaleza decide o Cearense neste sábado (8), às 16 horas, contra rival Ceará, na Arena Castelão. O Leão tem possibilidade de somar a quinta taça de Campeonato Cearense e ficar na frente no número de títulos gerais da competição.