domingo, 19 de maio de 2024

Joia 2023: aos 16 anos, Pedro se destaca no Corinthians e pode ser promovido após a Copinha

Jogador vai disputar o torneio sub-20 pela segunda vez e mira chance entre os profissionais; ele é amigo de Endrick, que despontou no rival Palmeiras e já acertou com o Real Madrid

Publicado em
porVGSTV

Ele tem apenas 16 anos, mas já é um velho conhecido do torcedor do Corinthians que acompanha o clube mais de perto. O prodígio meia-atacante Pedro, com passagens por seleções de base, vai disputar a sua segunda Copa São Paulo e tem chances até mesmo de ser promovido para o elenco profissional em 2023.

Acostumado a jogar com atletas mais velhos desde muito jovem, Pedro é tratado como uma joia a ser lapidada pelo Corinthians. Ao mesmo tempo que tenta não queimar etapas, o clube pensa em desenvolver e aproveitar o garoto no time principal. O desempenho dele – assim como o de outros atletas – na Copinha será determinante para o aproveitamento ou não pelo técnico Fernando Lázaro na sequência da temporada.

Pedro foi descoberto pelo Corinthians quando jogava futsal no Grêmio Barueri. O primeiro convite alvinegro foi quando o garoto tinha sete anos, mas ele só foi jogar no clube a partir dos nove. A única condição imposta pela família de Pedro para aceitar a proposta foi que o Timão bancasse os estudos do garoto em um colégio particular.

Antes, o Palmeiras tentou contratar o jogador, mas não teve sucesso.

Neste ano, logo ao completar 16, ele assinou o primeiro contrato profissional com o clube. O vínculo vai até março de 2025 e tem multa de 50 milhões de euros para o exterior – o equivalente a R$ 278,8 milhões na cotação atual. O Timão ainda tem a preferência de renovação por mais dois anos.

Na última Copinha, ainda com 15 anos, Pedro foi a campo em cinco jogos e marcou um gol. Depois, ao longo da temporada, variou entre o time sub-17 e o sub-20 do Timão. Ele passou por uma cirurgia de hérnia e teve lesões na panturrilha e na coxa que o atrapalharam.

Amizade com rival

A joia corintiana mantém amizade com Endrick, craque do Palmeiras vendido ao Real Madrid por 70 milhões de euros, que é cerca de quatro meses mais velho do que ele. As convocações frequentes para as seleções de base aproximaram os dois talentos. Em 2022, por exemplo, Endrick e Pedro conquistaram juntos o Torneio de Montaigu, na França, com a seleção brasileira sub-17, e em setembro desse ano foram convocados para um período de treinamentos visando a disputa do Sul-Americano da categoria, em 2023. Recentemente, eles se enfrentaram na final do Brasileirão sub-20, que foi conquistado pelo Palmeiras, com gol de Endrick.