quinta-feira, 19 de maio de 2022

Mau tempo cancela transportes na Alemanha e na Escócia

Tempestades deixam milhares sem eletricidade

Publicado em
porLeonardo

A passagem das tempestades Ylenia, na Alemanha, e Dudley, na Inglaterra e Escócia, deixou milhares de casas sem eletricidade e obrigou o cancelamento de vários voos e serviços de transporte ferroviário.

Enquanto a tempestade Ylenia forçou o cancelamento do tráfego ferroviário de longa distância em vários estados na Alemanha, afetando igualmente o tráfego aéreo, no norte da Inglaterra milhares de casas ficaram sem eletricidade e a Escócia cancelou todos os serviços de trem.

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn (DB) informou hoje, em comunicado, que na parte norte do país, especificamente na Baixa Saxônia, Bremen, Hamburgo, Schleswig-Holstein, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo e Berlim, pelo menos os trens de longa distância não circularão antes do meio-dia.

A companhia aérea Lufthansa cancelou preventivamente 20 voos e recomenda aos passageiros que se informem sobre a situação no site da empresa.

Em vários estados, como Renânia do Norte-Vestfália, Baixa Saxônia, Baviera, Berlim e Bremen, os alunos poderão ficar em casa hoje devido aos fortes ventos do furacão.

Bombeiros e polícia relataram diversas ocorrências, embora nenhum dano maior tenha sido registrado.

O serviço meteorológico alemão (DWD) informou que estão previstos ventos com força de furacão, entre 75 e 100 quilômetros por hora (km/h), que podem chegar a 120km/h, especialmente na metade nordeste do país.

Espera-se que o vento diminua ao final do dia e, progressivamente, nas primeiras horas desta sexta-feira.

A Ylenia dará lugar à tempestade Zeynen, procedente das Ilhas Britânicas, e serão esperados, amanhã à tarde, novos ventos com força de furacão que permanecerão até sábado, especialmente no norte e centro do país.

Na Inglaterra, o serviço de meteorologia anunciou que após a passagem da tempestade Dudley, que afetou o norte do país e da Escócia, outra tempestade, denominada Eunice, atingirá todo o território britânico durante esta sexta-feira, com ventos com força de furacão.

O mesmo serviço alertou para a queda de árvores e possíveis inundações em algumas áreas do norte da Inglaterra e da Escócia.

Após a suspensão dos trens na Escócia, o serviço ferroviário informou que haverá atrasos durante o dia de hoje, porque muitas linhas escocesas continuam suspensas devido à queda de cabos elétricos.

Os serviços meteorológicos avisaram ainda que os ventos da tempestade Eunice podem causar danos materiais nas habitações, bem como perturbações nos serviços de ônibus, balsas e aviões, mas também cortes de energia em diversas áreas do país.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil