sexta-feira, 10 de maio de 2024

Mundial de Clubes: Fifa define número de vagas por continente para torneio com 32 times

Novo formato começa a ser disputado em 2025; entidade também confirma Arábia Saudita como sede da próxima edição (ainda com sete clubes) a ser realizada em dezembro deste ano

Publicado em
porVGSTV

O Conselho técnico da Fifa, que está reunido em Ruanda, aprovou por unanimidade nesta terça-feira a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que terá 32 clubes e será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Veja a divisão:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Esse novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes será ainda definida pelas respectivas confederações.

Em relação à próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado no formato atual com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede), o conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023. Esse modelo também será adotado em 2024.

EUA, México e Canadá garantidos na Copa de 2026

Além disso, a entidade confirmou que, de acordo com a tradição de longa data de ter todos os anfitriões competindo na Copa do Mundo, além de considerações esportivas e operacionais, os anfitriões do Mundial de 2026, ou seja, Canadá, México e EUA, se classificarão automaticamente para a competição, com suas vagas sendo deduzidas da alocação geral de seis atribuídas para a Concacaf.

Os detalhes sobre as eliminatórias em todas as confederações para a Copa do Mundo de 2026 serão divulgados oportunamente segundo a Fifa. Lembrando que o Mundial terá 48 seleções em vez dos 32 que foram ao Catar no ano passado.