sexta-feira, 3 de maio de 2024

Radar da Seleção: Neymar tem melhor arrancada na sua décima temporada na Europa

Craque do PSG tem sete gols e seis assistências em quatro jogos, melhor índice neste recorte. Vini Jr fez um em arrancada e deu passe para outro. Na Inglaterra, Gabriel Jesus segue como destaque

Publicado em
porVGSTV

Depois de temporada de altíssimo nível, os holofotes estão em cima de Vini Jr. O jogador brasileiro de 22 anos é um dos três brasileiros indicados para o tradicional prêmio Bola de Ouro da revista francesa France Football e neste último fim de semana marcou o primeiro dele pelo Real Madrid na temporada.

Além do gol -, Vini, de contrato renovado – valorização justa para quem foi decisivo do primeiro ao último jogo em 2021/2022 -, deu passe para outro do time merengue na vitória por 4 a 1 sobre o Celta de Vigo, fora de casa. Num fim de semana em que Antony não jogou – seu treinador no Ajax disse que ele não estava 100% focado para entrar em campo -, Matheus Cunha e Richarlison ficaram no banco mais uma vez e jogaram poucos minutos (o primeiro substituiu Morata aos 25 da segunda etapa em derrota do Atlético de Madrid para o Villareal, o segundo entrou na vaga de Son na vitória do Tottenham contra o Wolves), o lado positivo foi de mais uma rodada brilhante de Neymar e de Gabriel Jesus. O recorte é pequeno, evidentemente, pois são apenas quatro partidas, mas desde que colocou os pés na Europa nunca Neymar arrancou com desempenho e números tão bons.

Os primeiros quatro jogos nas últimas 10 temporadas:

  • Temporada 2013/2014 – Barcelona – 4 jogos – 1 gol – 0 assistência
  • Temporada 2014/2015 – Barcelona – 4 jogos – 3 gols – 0 assistência
  • Temporada 2015/2016 – Barcelona – 4 jogos – 2 gols – 0 assistência
  • Temporada 2016/2017 – PSG – 4 jogos – 2 gols – 5 assistências
  • Temporada 2017/2018 – PSG – 4 jogos – 4 gols – 4 assistências
  • Temporada 2018/2019 – PSG – 4 jogos – 3 gols – 1 assistência
  • Temporada 2019/2020 – PSG – 4 jogos – 3 gols – 0 assistência
  • Temporada 2020/2021 – PSG – 4 jogos – 2 gols – 1 assistência
  • Temporada 2021/2022 – PSG – 4 jogos – 1 gol – 1 assistência
  • Temporada 2022/2023 – PSG – 4 jogos – 7 gols – 6 assistências

Gabriel Jesus não fica muito atrás. Seu começo no Arsenal é animador para a comissão técnica de Tite. Não marcou na vitória do líder da Premier League, mas fez jogada linda no primeiro gol contra o Bornemouth (o time de Londres venceu por 3 a 0).

Na Inglaterra ainda, Philippe Coutinho ficou no banco do Aston Villa no seu terceiro jogo na temporada – foi titular nas duas partidas anteriores. O rendimento está distante daquele meia que retornou em grande estilo ao futebol inglês.

Dani Alves observado de perto; Veríssimo também

Em apuros no seu início no México, com dois empates e três derrotas consecutivas em cinco partidas pela liga local, Daniel Alves tem a visita do auxiliar César Sampaio e do fisiologista Guilherme Passos, da comissão de Tite, durante esta semana. Eles viram o Pumas de Dani levar 5 a 1 em casa e vão assistir ao duelo com o Tigres, nesta quarta-feira.

Existem motivos para essa viagem que é fora das usuais visitas à Europa da comissão de Tite. Daniel, de 39 anos, joga hoje de primeiro volante e tem cinco partidas em que jogou os 90 minutos, sem ser substituído um minuto sequer. Apenas em momentos das partidas ele se manda mais para frente, mas até aqui, mesmo que haja argumento de que a função de “lateral-construtor” muitas vezes se assemelha com a de um meia – o que o próprio jogador disse ao ge -, é preciso ter atenção. E Tite sabe.

– Não é a melhor condição do Dani, hoje – reconheceu o treinador em entrevista ao podcast “3 na área”.

Tite ao mesmo tempo que reconheceu que o “conjunto da obra é importante” também afirmou que recebe todas as informações sobre o lateral (pelo menos na Seleção).

– É acompanhamento, que é o que o César, o que o Guilherme estão fazendo agora de forma mais forte. É aconselhamento no aspecto físico, acompanhamento do aspecto técnico – comentou.

Dois membros da comissão de Tite estão em Lisboa para acompanhar Lucas Veríssimo, ainda em recuperação no Benfica. Nesta terça-feira, seu time enfrenta o Dínamo Kiev pela Liga dos Campeões, mas o ex-santista não vai ser relacionado. A ideia é saber como anda a recuperação para avaliar possível convocação em 9 de setembro.

Fonte: GE