quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sem sal, São Paulo decepciona e vê Copa do Brasil virar última chance do ano

Queda na Sul-Americana mostra time sem graça, mas não pode ser terra arrasada; elenco precisa de combustível para evitar (mais um) ano melancólico para o torcedor

Publicado em
porVGSTV

Nem mesmo a força dos mais de 52 mil torcedores foi capaz de empurrar o São Paulo na última quinta-feira, no Morumbi. O Tricolor decepcionou após derrota nos pênaltis para a LDU e foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

A atmosfera criada dava a sensação de que novamente seria uma daquelas noites em que a torcida conduziria o time à virada – o São Paulo perdeu por 2 a 1 no jogo de ida e precisava vencer por mais de um gol para avançar de forma direta.

Mas o que se viu foi uma equipe sem a mesma intensidade e errando muito. Logo no primeiro lance de jogo, a LDU mostrou seu cartão de visitas com uma finalização perigosa, que obrigou Rafael a fazer a defesa.

Mesmo com o apoio maciço das arquibancadas, o São Paulo não conseguiu achar muitos espaços e deu o primeiro chute ao gol somente aos 20 minutos. A LDU, por sua vez, tinha o confronto do jeito que queria. O Tricolor sucumbiu ao primeiro tempo e foi frio, sem graça.

Na etapa final, um grande fio de esperança surgiu aos 3 minutos, com a expulsão de Alvarado. Era o momento de o Tricolor sufocar o adversário e dar uma pronta resposta. Só ficou na ilusão…

Embora Alisson tenha acertado uma bola na trave, aos 11 minutos, o São Paulo foi mais do mesmo e pouco assustou a LDU. A eliminação parecia certa, até que James Rodríguez cobrou um escanteio aos 31 minutos, Arboleda subiu alto, a bola desviou e venceu o goleiro Domínguez.

Nas arquibancadas, a torcida fazia sua parte e incendiava o Morumbi. Em campo, porém, a sintonia não era a mesma. Com mais falhas individuais e pouca inspiração coletiva, o São Paulo não conseguiu chegar ao segundo gol e levou a decisão para os pênaltis.

E a noite não era mesmo do Tricolor. A LDU não errou uma cobrança sequer, enquanto James Rodríguez foi o único são-paulino a isolar a bola. Chegava ao fim o sonho do São Paulo em chegar a mais uma final da Copa Sul-Americana – no ano passado foi vice-campeão.

– Acho que eu tinha entrado bem, dei assistência, mas aconteceu isso da penalidade, nunca tinha acontecido isso em 32 anos. Assumo a responsabilidade, é minha. Eu poderia ter feito melhor, mas é assim o futebol – lamentou James Rodríguez.

Fora do torneio, resta ao Tricolor somente a Copa do Brasil para salvar um ano que vinha sendo de grandes expectativas. Ainda é, pela decisão que está por vir, mas agora a responsabilidade para o duelo contra o Flamengo, nos próximos dias 17 e 24, é ainda maior.

Perder o torneio será um enorme baque para o clube que tem conseguido resgatar o amor e a fidelidade do torcedor. Ser campeão da Copa do Brasil pode ser um divisor de águas para um novo momento da instituição, tão maltratada nos últimos anos.

Para isso, porém, o São Paulo precisará mostrar algo a mais. Desde a classificação sobre o Corinthians, nas semifinais da Copa do Brasil, a equipe vem apresentando uma queda técnica. As jogadas já não tem saído com a mesma naturalidade.

Ainda é possível salvar o ano. A queda para a LDU não pode ser considerada terra arrasada, mas sim servir de combustível para não fazer o torcedor amargar um final de ano melancólico (mais uma vez).