sábado, 4 de maio de 2024

Três estrelas e um “zerado”: a trajetória dos camisas 10 que jogam as semifinais da Copa

Enquanto Argentina, Croácia e França têm em Messi, Modric e Mbappé seus grandes nomes, a seleção de Marrocos conta com um 10 que nem jogou nesta edição no Catar

Publicado em
porVGSTV

A camisa 10 historicamente é marcada por ser usada pelo líder técnico de uma equipe, e em pelo menos três das semifinalistas da Copa do Mundo isto se confirma.

Messi, Modric e Mbappé são os grandes nomes de ArgentinaCroácia França, que disputam uma vaga na decisão no Catar. A única exceção está no Marrocos, que ainda nem usou Zaroury, seu camisa 10 na competição.

O jogo desta terça, às 16h (de Brasília), entre Argentina e Croácia colocará em lados opostos Modric e Messi. Adversários durante anos por Real Madrid e Barcelona, eles estão entre os camisas 10 mais experientes da competição: o argentino tem 35 anos, e o croata, 37.

Nos números, Messi tem maior influência ofensiva do que Modric, já que é o vice-artilheiro da Copa do Mundo com quatro gols e ainda deu duas assistências no Catar. Ele assumiu de vez o protagonismo em busca de seu primeiro Mundial naquela que deve ser sua despedida do torneio. Modric ainda não tem gols nem assistências, mas lidera o meio-campo da Croácia e foi quem mais acertou passes na partida contra o Brasil: 103. Apesar da idade mais avançada, percorreu quase 14 km no confronto, atuou na jogada do gol de Petkovic e ainda acertou sua penalidade.

O croata é importante, também, defensivamente, pois é o terceiro de sua seleção com mais desarmes (11), de acordo com dados do Espião Estatístico. Já Messi, que disputou todos os 550 minutos jogados pela Argentina nesta Copa do Mundo, lidera rankings de jogadores com mais finalizações, passes para finalização e dribles certos na competição.

Na outra semifinal, Kylian Mbappé é o 10 da França e um dos principais nomes deste Mundial, também. Artilheiro da competição com cinco gols, ele deu mais duas assistências e é um dos jogadores mais rápidos da competição. Jogador com mais participações diretas para gol no Catar (7), Mbappé está em busca do bicampeonato mundial ainda aos 24 anos de idade. E diferentemente da outra chave, em que as duas equipes têm 10 históricos, o adversário que veste esta camisa pode nem entrar na semi.

Anass Zaroury é quem veste esta camisa por Marrocos, mas nem jogou nesta Copa do Mundo até agora. O jogador de 22 anos de idade foi convocado em cima da hora, substituindo o lesionado Amine Harit, este sim um atleta importante para a equipe africana.

Jogador do Burnley, da Inglaterra, Zaroury até agora não saiu do banco de reservas no Mundial. A chance de o camisa 10 marroquino, enfim, fazer sua estreia, será nesta próxima quarta, quando acontecerá a semifinal contra a França. O jogo está marcado para as 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt.

Fonte: GE